O Product Backlog Building (PBB) consiste em vivenciar na prática a elaboração e criação de um Product Backlog efetivo e colaborativo, esclarecendo as user stories e o backlog dos times, e utilizando o PBB Canvas como ferramenta facilitação.

Scrum é um framework para gerenciamento de produtos, baseado em desenvolvimento iterativo e incremental. O seu ciclo inicia com uma lista de funcionalidades desejadas para o produto, priorizada pelo cliente, então o time escolhe as funcionalidades que se compromete em desenvolver, geralmente com iterações de 1 a 4 semanas.

Podemos notar que esse ciclo é bem definido, tendo como ponto de partida o Product Backlog, mas o Scrum não tem nenhuma definição de como construir um backlog. Sempre nos deparamos com as perguntas:

Como chegar ao Backlog?
– Como construir algo que tenha valor?
– Como encontrar a real necessidade do cliente?
– Como definir o que é prioridade para o cliente no primeiro momento?

Tentando responder essas perguntas, depois de diversas experiências em vários clientes, nasceu o “PBB – Product Backlog Building”. O PBB tem como principal objetivo ajudar na construção de um backlog de uma forma compartilhada, construindo um entendimento compartilhado, levando todos os envolvidos ao entendimento colaborativo do domínio do negócio, ou seja, todos compreenderem o contexto do negócio.

A dinâmica do PBB consiste em vivenciar na prática a construção do Product Backlog utilizando o PBB Canvas como ferramenta facilitação. Essa dinâmica leva todos os envolvidos do negócio a uma experiência prática de elaboração e definição de um product backlog efetivo totalmente consistente e alinhado com os valores de negócio do cliente.

Principais benefícios:

Ajudar na construção de um BACKLOG de um forma efetiva e colaborativa.
Construir um entendimento compartilhado do negócio do cliente, facilitando a descoberta e compreensão do produto.
Buscar uma maneira de descrever a experiência do usuário com o produto.
Facilitar a descoberta e escrita de User Stories.

PBB é representado por um canvas chamado de PBB Canvas que tem um fluxo bem simples e de fácil compreensão, principalmente para facilitar o entendimento do cliente, pois sua participação é de suma importância nesse processo de construção.

Veja abaixo o fluxo de construção do backlog:

Product Name: A primeira etapa é identificar o produto que será construído.

Problems: Nesta etapa o ponto de partida é identificar e compreender o Estado Atual pontuando um conjunto de problemas, neste momento as pessoas de produto e envolvidos do negócio buscam de forma colaborativa a mesma compreensão do estado atual, pontuando os problemas que desejam que sejam resolvidos. É importante conhecer o problema antes de criar a solução.

Expectations: Nesta etapa é importante identificar o Estado Desejado, alinhando suas expectativas aos problemas do estado atual, para que, de uma forma compartilhada, todos os envolvidos possam alinhar suas expectativas.

Personas: Nesta etapa saiba quem são os usuários, papéis e responsáveis envolvidos no produto e saiba o que faz e o que espera sobre o produto.

Features: Em seguida, identifique as funcionalidades que cada persona realiza no produto, mapeando na sequência de uso da esquerda para a direita. Descreva a funcionalidade com uma breve descrição, sempre pontuando o “Problemas” e o “Benefícios” de cada funcionalidade.

PBIs: Finalizando as etapas, para cada passo da feature, escreva os PBI’s que satisfaça, no primeiro momento como sugestão, escreva no o modelo ARO (<AÇÃO><RESULTADO><OBJETO>) e em seguida podemos representar como user stories. Construindo a lista de itens do backlog, podendo organizar(priorizar) verticalmente o que é mais importante.

A quebra de feature é feita através do Steps Maps, mapear os passos de uma funcionalidade. No primeiro momento, defina o fluxo de trabalho passo a passo, e no segundo momento, evolua com perguntas, comentários e idéias, lembrando que um questionamento pode eliminar um passo desnecessário, um comentário pode melhorar um passo útil e uma idéia pode fazer nascer um passo novo. No final cada passo representará um item do backlog.

Agora é só priorizar o backlog e dar todo direcionamento de trabalho para o time, aplicando quaisquer técnica de priorização. O PBB tem sua técnica de priorização que ajudar a ter um backlog priorizado e um plano de entregas com definição de metas.

Essas são as etapas de forma resumida do “PRODUCT BACKLOG BUILDING”. Etapas que compõem o Canvas:

[Product Name > Problems > Expectations > Personas > Features > PBIs]

O fluxo de uma forma linear ajuda a organizar a visão geral do negócio e alinhar o valor de negócio, a compreensão e o que o projeto irá agregar ao final, junto com a ferramenta “PBB Canvas” que ainda deixa toda a concepção do produto organizado de forma visual.

Como resultado teremos um Product Backlog totalmente alinhado com o valor de negócio do cliente.

O Scrum não fala como podemos representar cada item no backlog, podemos escrever de várias forma, inclusive de forma textual. A User Story é a forma mais usadas hoje pelos times ágeis para representar um item no backlog. Histórias de Usuário é uma breve descrição do que é necessário para o cliente ter no produto, que pode representar uma necessidade do usuário ou uma descrição de um item do backlog.

A escrita de uma História de Usuário basicamente responde 3 perguntas: QUEM? O QUE? POR QUÊ?

O PBB nos ajuda na escrita das User Stories. Como podemos notar no PBB temos o “QUEM?” que é a persona, o “O QUE?” que nesse caso são os PBIs já representadas em modelo ARO e por último, o “POR QUÊ?” que está nos objetivos e benefícios que a persona destacou na feature. A figura abaixo exemplifica de uma forma bem simples como fica fácil escrever as User Story com ajuda do Product Backlog Building.

Como podemos perceber o grande poder do Product Backlog Building é a facilitação e a colaboração que provoca com todos os envolvidos na construção de um backlog, sempre levando todos a um entendimento compartilhado do contexto de negócio e a descoberta de itens do backlog totalmente alinhado com o valor de negócio do cliente.

Pronto!!! Seja colaborativo e efetivo na criação do Product Backlog.

Deixei seu comentário